SharePoint
TABELAS - COMPARTICIPAÇÃO EM DESPESAS EXTERNAS
As tabelas apresentadas correspondem à ‘Tabela de Atos Médicos’ que serve de base à atribuição de Comparticipações do Regime Geral.
São utilizadas no reembolso (comparticipação), pelo SAMS, de despesas suportadas pelos beneficiários relativamente a serviços de saúde prestados por entidades privadas, fora de qualquer acordo ou convenção, ou em regime de complementaridade.
As tabelas contêm a descrição do ato conforme nomenclatura da Ordem dos Médicos (quando exista correspondência), a valorização atribuída pelo SAMS  e a percentagem máxima de comparticipação.
 
A pesquisa poderá ser feita ao nível da Tabela (selecionando a Tabela pretendida e, nesta, o Ato) ou ao nível do Ato (indicando a respectiva Descrição, integral ou parcial).
 

 Tabelas de Comparticipação

Para maior comodidade e rapidez na satisfação dos pedidos de comparticipação, siga as seguintes regras de comparticipação:
Regras gerais:
- Apresentação dos documentos originais de despesa, dentro do prazo de 90 dias após a sua emissão;
-  Despesas de meios de diagnóstico / tratamentos, acompanhadas da prescrição médica;
-  Documento justificativo da despesa emitido conforme legislação em vigor (recibo, fatura / recibo, fatura com prova de quitação);
-  Documento de despesa com identificação do beneficiário e do prestador, data da prestação e discriminação dos serviços prestados.

Regras específicas:
Em determinadas Tabelas ou Atos, estão definidas regras específicas (a consultar em ‘Observações’), nomeadamente:
-  Máximo de comparticipação, que pode ser em quantidade (de atos, sessões, tratamentos) ou valor;
-  Prazo de recurso ao serviço, não permitindo nova comparticipação antes de decorrido determinado período de tempo;
-  Atos não comparticipados quando realizados em simultâneo;
-  Atos comparticipados, exclusivamente, se requisitados ou realizados por entidades médicas;
-  Procedimentos sujeitos a aprovação prévia do SAMS.

Os beneficiários do SAMS têm ainda, ao seu dispor:
- SAMS – Unidades Prestadoras de Cuidados de Saúde – Centro Clinico de Lisboa, Hospital e Clinicas SAMS, com tabelas inferiores, maior desconto para o beneficiário e pagamento diferido do valor do seu encargo;
- Rede convencionada – Acesso à rede nacional de prestadores contratados pela AdvanceCare, com tabelas inferiores às do mercado e pagamento, apenas, do valor do encargo do beneficiário, mediante apresentação do cartão SAMS.
​​