SharePoint
Concretização de um sonho
20/02/2020 09:45
Rui Riso
Ainda que pareça repetitivo, não considero ser demais acrescentar algumas palavras sobre a unificação dos sindicatos, o fim de um sonho – não porque desistimos dele, mas porque conseguimos concretizá-lo.
Sim, finalmente começaram a contar-se prazos para a concretização de um objetivo perseguido por tantos, durante tantos anos consumidos a preparar o momento no que consideramos ser o início da reorganização do espaço do sindicalismo democrático português.
Vale a pena lembrar que um dos maiores chavões que se ouvem no meio sindical é a desadequação dos sindicatos à atualidade e a necessidade imperiosa de refundar o sindicalismo, sob pena de o tornar dispensável à sociedade em geral e à democracia em particular.
Como li algures, uma pessoa nunca volta a ser a mesma depois de ter uma ideia. Sempre gostei desta frase, pelo que contém de inquietação para quem a pensa.
Se temos uma ideia e ficamos por aí, se não a concretizamos, não acrescentámos nada. Se temos uma ideia e vontade de concretizá-la, essa inquietação alimenta essa vontade e temos de realizá-la, convocando uns, outros, todos, para levar por diante essa concretização.
Sim, alguns vão ficar para trás. Sim, alguns podem pensar que o seu universo é o que o seu olhar alcança e que o futuro se mede no horizonte do que serão as suas vidas.
Sim, outros entendem que as instituições pré-existem aos indivíduos e subsistirão ao desaparecimento desses indivíduos. Por assim entenderem procuram construir novas organizações a partir das que existem e só assim perduram as primeiras nas segundas e estas servirão de base a outras.
Serão movimentos como estes que manterão a dinâmica de uma realidade permanentemente em construção, reconstrução e de novo em construção, serão estes movimentos os catalisadores da nossa participação na atividade sindical, em particular, e na participação social em geral.
Deixa-nos a todos inquietos, ainda mais inquietos, este momento. Clara e definitivamente desafiante. Não mais se dirá que a refundação do sindicalismo é um conjunto de palavras para repetir nos momentos em que faltam as ideias e pior, que falta a vontade para mudar alguma coisa.
Tenhamos a coragem de acabar com o sonho. Tenhamos a coragem de concretizá-lo