SharePoint
Continuidade e mudança
20/05/2019 09:40
Rui Riso

​Os sócios do nosso Sindicato decidiram confiar numa solução que tem um misto de continuidade e de mudança.

À escolha que fizeram procuraremos corresponder com o rigor do compromisso que assumimos: encontrar soluções a cada momento para os constantes desafios com que nos deparamos com a determinação de sempre, porque entendemos que o sindicato nacional e um SAMS solidário correspondem ao compromisso entre gerações que há muito faz parte da nossa matriz. E esse é também um forte motivo que nos leva à necessidade de rever os Instrumentos de Regulamentação Coletiva que têm vindo a alimentar a litigância contra o nosso Sindicato enquanto empregador.
Deixo uma palavra de agradecimento a todos os que participaram no ato eleitoral, especialmente aos que apoiaram o nosso trabalho, os que entendem, como nós, que o trabalho que temos vindo a desenvolver não está e provavelmente não virá a estar concluído tão cedo.

Sindicalmente temos um problema pela frente: a que vulgarmente se chama digitalização, apontada como motor de mudança no setor financeiro, não deixará de nos atingir e a sociedade em geral não lhe ficará alheia. A verdade é que há muito que o setor financeiro se tem apoiado nesses novos processos de negócio, seja para seguros seja para a banca propriamente dita. Coisas tão simples como levantar dinheiro no multibanco – a que hoje damos tão pouco relevo – foram passos decisivos na afirmação destes novos processos.
A grande diferença entre esse então e os dias de hoje é que ao tempo a sociedade em geral resistia aos novos processos – e hoje anseia por eles. Essa, sim, é a grande diferença que teremos de enfrentar nos próximos tempos. 
Sabe-se que este processo terá custado muitos postos de trabalho noutros países, mas não há modelo que se possa replicar de forma a antecipar todos os impactos nem forma de nos protegermos deles.
E esta é a aposta na mudança que maioritariamente os nossos associados fizeram.
Fomos a sufrágio com princípios muito claros e objetivos – e bater-nos-emos por eles com convicção.
O sindicato nacional é o principal objetivo. Como temos vindo a dizer, o processo está em marcha e tudo faremos para que seja célere, mas que simultaneamente permita o debate e a divulgação que se impõe em processos complexos como o que está em causa.
Com a vossa compreensão e apoio conseguiremos alcançar os objetivos propostos.