SharePoint

Nota de Imprensa sobre notícia da RTP

25/03/2019

Esclarecimento da MECODEC à notícia da RTP sobre o processo eleitoral no SBSI


Na passada sexta-feira, foi o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) citado numa notícia da Rádio Televisão Portuguesa, empresa pública, recordamos, em que não foi respeitado um princípio sagrado do jornalismo: o direito ao contraditório.

 Destarte, a MECODEC, órgão do SBSI responsável pelos processos eleitorais, vem esclarecer o seguinte:

O SBSI pauta a sua atuação, quer durante as eleições, quer entre eleições, pela total transparência, sendo percussor dos mais elementares direitos eleitorais do sindicalismo em Portugal, nomeadamente da Liberdade sindical e da Democracia interna na eleição dos órgãos representativos dos trabalhadores.

Deste modo, não se compreende o teor da notícia publicada na passada sexta-feira, considerando a total legalidade e o escrupuloso respeito pelos estatutos do processo eleitoral que se encontra a decorrer.

Aliás, caso a RTP tivesse cumprido a imposição legal do direito ao contraditório, dificilmente o tema objeto da notícia teria essa aptidão: as listas apresentadas respeitam o regulamento eleitoral e a legislação aplicável e as eleições decorrerão, como sempre, com a maior abertura e discussão programática possível.

Por fim, cabe informar que não se compreende, também, que a fotografia, antiga, assinala-se, escolhida para enquadrar a notícia não esteja relacionada com qualquer atividade eleitoral do SBSI.

Informamos, também, que daremos conhecimento da presente nota à ERC e ao Provedor do Telespectador, considerando que a RTP não pode desrespeitar o elementar direito de contraditório.

 25 de março de 2019

A MECODEC