SharePoint

Protocolo SAMS/Cuf Descobertas para a realização de Partos

19/02/2018

O SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde estabeleceu um protocolo com o Hospital CUF Descobertas para a realização dos partos relativos às beneficiárias do SAMS seguidas nas suas unidades.

No âmbito da reorganização da área de Ginecologia-Obstetrícia, o SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde estabeleceu um protocolo para a realização dos partos relativos às beneficiárias do SAMS seguidas nas suas unidades. A deslocalização dos partos realizados no Hospital do SAMS para a Maternidade do Hospital CUF Descobertas terá efeito a partir de 1 de abril.

Através do presente protocolo, as grávidas beneficiárias do SAMS continuarão a poder ser acompanhadas quer antes quer depois do parto no SAMS, aí fazendo as suas consultas e exames, com o/a obstetra que desejarem.

O parto passará a ocorrer no Hospital da CUF Descobertas, onde o seu obstetra as poderá acompanhar, nas mesmas condições, clínicas e de custos, em que ocorreria no Hospital do SAMS.

Manter-se-ão igualmente os cursos de preparação para o parto, bem como o acompanhamento após o nascimento do bebé na área de Pediatria do SAMS, estando previsto que a primeira consulta seja marcada antes da alta do internamento.

Com esta reorganização da área de Ginecologia-Obstetrícia pretende-se dar resposta às conhecidas alterações demográficas, bem como à necessidade de reforçar a aposta do Hospital do SAMS na Saúde da Mulher, permitindo reforçar a componente Ginecológica da especialidade e responder às necessidades crescentes nesta área, estando previstas novas ofertas nas áreas da Cirurgia Ginecológica, nomeadamente laparoscópica; Mastologia, que será reforçada estreitando a integração com a cirurgia plástica; e Uro-ginecologia, que tem vindo a registar uma enorme procura. Esta alteração permitirá ainda expandir as áreas dedicadas a técnicas de diagnóstico e tratamento da Ginecologia, reforçando as condições de segurança e conforto oferecidas.

O espaço atual do bloco de partos do Hospital do SAMS irá dar lugar a uma Unidade de Cirurgia Ambulatória, reforçando uma estratégia de sustentabilidade do SAMS e uma aposta na segurança e modernização da oferta de cuidados.

Para mais informações clique aqui.