SharePoint

Retoma gradual da atividade clínica no SAMS

06/05/2020

Estão criadas as condições para que no SAMS se inicie um processo de retoma gradual da atividade assistencial que se encontra ainda suspensa. Os Atendimentos Permanentes do Hospital e do Centro Clínico reabrirão no dia 11 de maio, às 8 horas.

 

Com o fim do estado de emergência, e o início da situação de calamidade, bem como com a publicação do despacho da Ministra da Saúde de 2 de maio, que determina a retoma da atividade programada, quer de consultas, quer de cirurgias, estão criadas condições, também no SAMS, para que se inicie um processo de retoma gradual da atividade assistencial que se encontra ainda suspensa.

Este vai ser um processo complexo, pois não voltaremos de imediato ao funcionamento anterior à pandemia COVID-19. A pandemia ainda está presente, e em evolução, pelo que nos impõe regras muito estritas que todos teremos de observar, pelo que a retoma da atividade vai ocorrer num contexto de grande restrições, que nos irão impor limites à forma como aceder aos cuidados assistenciais.

Será dada prioridade às situações clínicas urgentes, às mais graves que implicam risco de vida se proteladas, à assistência na gravidez, à pediatria e à vacinação.

Nesta fase, as consultas de “rotina” e de vigilância do estado de saúde, sem sintomas que as motivem, continuarão a ser adiadas.

Iremos dar, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Direção Geral de Saúde, grande enfâse nesta fase à atividade assistencial com recurso a meios não presenciais, nomeadamente através da telemedicina, por teleconsulta e/ou vídeo-consulta, que serão nesta fase o principal meio de contacto assistencial, dado que se pretende restringir as deslocações e o contacto social.

Assim só serão agendadas consultas presenciais, ou realização de exames, através da tele-vídeo-consulta.

Nas próximas semanas só será possível marcar tele ou vídeo-consulta, através do número 210499999, sendo as consultas presenciais agendadas pelo médico.

Iremos tentar recuperar marcações das agendas que foram canceladas, bem como das agendas que ainda se encontram abertas.

Muito em breve serão disponibilizadas agendas para tele-vídeo-consultas.

 

Veja todas as informações aqui