SharePoint

Rutura iminente na revisão das tabelas do ACT

16/07/2019

Face à intransigência das instituições de crédito, SBSI e SBC desmarcaram a reunião de negociações agendada para hoje e as Direções sindicais vão reunir-se para deliberar as medidas a adotar.  

SBSI e SBC fizeram depender a reunião agendada para hoje, dia 16 de julho, de uma evolução negocial das instituições de crédito (IC)  subscritoras do ACT do Setor Bancário. Lamentavelmente, a banca manteve-se irredutível na sua proposta de 0,75% de aumento salarial e os Sindicatos cancelaram a sessão.  

Gorada a expectativa de que imperasse o bom senso e fosse possível uma aproximação entre as partes, SBSI e SBC adiantaram não estar disponíveis para manter reuniões em que se repete o mesmo discurso, prolongando no tempo um processo que nada tem de negocial.

Todas as propostas apresentadas pelos Sindicatos têm sido recusadas liminarmente – sem nem sequer se dignarem a analisá-las –, razão por que consideram contraproducente continuar a perder tempo.

As posições estão extremadas. Perante o impasse atual e a possível rutura negocial, as Direções do SBSI e do SBC vão reunir-se para deliberar sobre as medidas a adotar, não afastando qualquer das iniciativas que a lei lhes confere.