SharePoint

Salvaguardados postos de trabalho do ex-Banif

05/01/2016

Os cerca de 500 trabalhadores do Banif que não foram transferidos para o Santander Totta mantêm o emprego na empresa veículo.

Os Sindicatos da Febase reuniram-se ontem, dia 4 de janeiro, com representantes da nova empresa veículo responsável pela gestão dos ativos não transacionados para o Banco Santander Totta (BST), com o objetivo de analisar a situação dos trabalhadores do ex-Banif que para ela vão ser transferidos.

São cerca de 500 os trabalhadores que ficam na nova empresa e cujos postos de trabalho estão salvaguardados por força das disposições resultantes do Fundo de Resolução que levou à venda ao BST de toda a área comercial do ex-Banif. Estes trabalhadores ficarão a gerir os ativos e a prestar apoio ao banco nas áreas não transitadas.

Já quanto aos trabalhadores do ex-Banif nas regiões autónomas, independentemente da função que desempenhavam, transitam para o BST.

Na reunião, os Sindicatos foram também informados que manter-se-á em vigor o programa de rescisões por mútuo acordo, aberto a todos os trabalhadores da empresa veículo que pretendam candidatar-se.

Relativamente aos Fundos de Pensões dos trabalhadores nada será alterado, até porque a nova empresa pretende manter o Acordo de Empresa (AE) em vigor.

Quanto ao futuro contratual destes trabalhadores, está a ser analisada a possibilidade de a empresa subscrever o ACT do setor bancário, complementado com o AE.

A Febase vai continuar a acompanhar de perto a evolução deste processo e logo que haja mais informações serão comunicadas aos trabalhadores envolvidos.