SharePoint

Utentes classificam Hospital do SAMS como um dos melhores

30/01/2019

Um inquérito da DECO sobre a experiência dos portugueses nos hospitais nacionais revelou que o Hospital dos SAMS está entre os distinguidos pelos utentes.

A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) efetuou um inquérito a mais de 1700 utentes sobre as suas experiência hospitalares. Os resultados foram agora publicados num relatório.

O inquérito recaiu sobre a experiência que cada utente questionado teve numa ida ao hospital. Os 42 hospitais em análise, entre públicos e privados, não foram avaliados no seu todo, mas sobre determinadas valências, como urgência, internamento e consultas externas.

De acordo com o relatório da DECO, o que contribuiu para a avaliação positiva dos utentes foi a "experiência proporcionada pelos profissionais de saúde e as condições dos hospitais".

Assim, quanto ao internamento, o Hospital do SAMS aparece entre os três primeiros nas preferências dos utentes, escolhido por 95% dos inquiridos.

Também 95% dos utentes elegeram o Hospital do SBSI como aquele que mais merece a sua confiança quando vão a consultas externas.

Em termos gerais, 94% dos utentes inquiridos tiveram a sua melhor experiência hospitalar no Hospital do SAMS.

Em conclusão, a DECO destaca que "todos os 42 hospitais estudados registaram mais de 74% na apreciação global. Em síntese, os portugueses dão um voto de confiança aos seus hospitais, mas mantêm uma vigilância exigente".

"Esperas mais curtas e confortáveis, menos ruído, opções alimentares que vão ao encontro das preferências e necessidades dos doentes e servidas a horas adequadas, assim como melhor comunicação com o hospital, são áreas prioritárias" para os utentes, frisa o relatório.