SharePoint
Para novas convenções coletivas

Negociações prosseguem

10/07/2018

Com o objetivo de celebrar Acordos de Empresa ou Acordos Coletivos de Trabalho, os Sindicatos da Febase continuam os respetivos processos negociais com as Seguradoras Unidas, Zurich, Fidelidade, Caravela e Europ Assistance. No âmbito da mediação e corretagem, mantêm-se as negociações com a APROSE.

Carla Mirra*

Tal como temos vindo a informar nos meses anteriores, a negociação no setor tem assumido uma abrangência cada vez maior, pelo facto de várias serem as empresas e/ou grupos de empresas que estão a optar por celebrar com os Sindicatos da Febase – STAS e SISEP – Acordos de Empresa (AE) e Acordos Coletivos de Trabalho (ACT).
No mês de junho prosseguiram as negociações com as diversas empresas com que já detínhamos processos em curso, o que também sucederá no mês de julho, havendo várias reuniões agendadas.
Na Europ Assistance e na Caravela, foram já apresentadas as contrapropostas dos Sindicatos da Febase, prevendo-se que nas próximas reuniões já se dê início ao debate das matérias.

Nova vaga em setembro

Existem novas empresas que pretendem dar início a negociações e processos semelhantes, prevendo-se que a partir de setembro se verifique uma nova “vaga” de reuniões e negociações.
Em agosto, atento o período de férias, haverá uma interrupção em todos os processos, estando já agendadas várias reuniões para o mês de setembro, prevendo-se que as negociações em curso decorram todas com a devida normalidade.

*Advogada do STAS

Mais adesões à tabela salarial

Entretanto, e na sequência da publicação da nova tabela salarial para o ano de 2018 a aplicar à generalidade das Seguradoras, dado que houve empresas que não a subscreveram logo ab initio, foram requeridos os respetivos processos de conciliação. Alguns deles já tiveram resultados positivos, com a celebração dos respetivos acordos de adesão, que serão depositados a breve trecho no Ministério.