SharePoint

Estatuto Editorial da Revista O Bancário

1 – A revista O Bancário é um projeto de informação e dinamização do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), filiado na FEBASE-Federação do Setor Financeiro e na UGT-União Geral de Trabalhadores, assumindo-se como canal de diálogo com os associados e público em geral.

2 – O Bancário disponibiliza informação sobre as propostas, posições e atividades do Sindicato e promove a partilha do conhecimento de propostas, análises e iniciativas de outras entidades com relevante interesse para o setor financeiro.

3 – A linha de conteúdo de O Bancário segue as grandes linhas de atuação do SBSI, constante dos Estatutos e Plano de Atividades.

4 – A par da afirmação das propostas e posições do SBSI, a revista acolhe sugestões, críticas e comentários de outras entidades, desde que respeitem o presente estatuto e respeitem o bom nome dos cidadãos e instituições, nomeadamente dos Sindicatos que integram a FEBASE e a UGT, bem como dos respetivos associados.

5 – No domínio da informação, O Bancário orienta-se pelas disposições contidas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Constituição da República Portuguesa, no Estatuto do Jornalista, na Lei de Imprensa e demais legislação aplicável, bem como no Código Deontológico dos Jornalistas, apenas condicionadas pela natureza e âmbito do seu projeto.

6 – A revista O Bancário afirma a sua independência relativamente a todos os poderes, inclusive em relação às entidades que nela inserem publicidade ou apoiam qualquer iniciativa do SBSI.